O Uso de Audiovisuais no Ensino

A disciplina Produção de Vídeos Didáticos em Matemática traz como uma de suas metas fazer com que os alunos reflitam sobre a importância do uso da tecnologia voltada para o ensino. 

Neste sentido, uma das atividades propostas pelo professor da disciplina foi a pesquisa e reflexão sobre artigos que falem sobre a importância do uso de audiovisuais no ensino. Tal reflexão deveria ser apresentada em forma de vídeo, contando, de forma simples o que artigo escolhido está falando a respeito desse uso. Seguindo a proposta, eu escolhi o artigo denominado "PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE AS POTENCIALIDADES DOS FILMES E VÍDEOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM DOIS CURSOS DE LICENCIATURA", cujo autores são João Batista Bottentuit Junior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Eliana Santana Lisbôa Universidade do Minho em Portugal (UMINHO) e Clara Pereira Coutinho (UMINHO).

Abaixo, faço um rápido resumo sobre o que é falado no artigo escolhido e logo após apresento um vídeo onde exponho um pouco do que entendi sobre o trabalho.

O artigo relata a experiência que os autores tiveram na elaboração de uma estratégia de utilização de vídeos e filmes em uma turma de graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no ano de 2012. A turma era composta por 16 alunos do curso de Matemática e 14 do curso de Filosofia.

O principal objetivo do trabalho era encontrar respostas para os dois questionamentos, a saber:
  1. O uso de vídeos digitais e filmes na educação superior facilita o processo de aprendizagem dos alunos?
  2. Permite ampliar as habilidades e o interesse pela matéria?
Tentando buscar embasamento para responder tais perguntas, os autores tiveram como embasamento outros autores que apresentavam alguns critérios para o uso de vídeos em sala de aula. Abaixo são destacados apenas quatro desses critérios.
  • O vídeo não substitui o professor;
  • O professor deve ter uma formação específica para utilização do vídeo;
  • Nenhuma tecnologia é boa ou má por si só. 
  • Quanto mais acesso o aluno tiver à tecnologia do vídeo (manipular, pesquisar e fazer experiência) maior será a eficácia didática dessa ferramenta.

No trabalho também são citados outras experiências da utilização de vídeos em outros níveis de ensino.

A experiência em análise foi feita com uma turma da disciplina de Psicologia da Educação I. Esta foi dividida em 30 encontros, sendo que em cada um eram utilizados dois vídeos curtos advindos do youtube. A escolha deles se dava mediante o conteúdo visto nas aulas. No decorrer da disciplina foi apresentado, além desses vídeos curtos, dois filmes educativos. O primeiro foi "O curioso caso de Benjamim Button" e o segundo foi "O Primeiro da Classe".

Após a exibição dos filmes foi entregue uma ficha com 10 perguntas subjetivas sobre detalhes relevantes do filmes e temas transversais abordados nas histórias apresentadas nos vídeos e filmes. Uma das perguntas que merece era a que questionava o uso de vídeos no ensino superior. Mais da metade dos alunos que cursar matemática afirmaram que os professores não usam a ferramenta como forma de ensino. Em contrapartida, pouco mais da metade dos alunos do curso de filosofia afirmaram que os professores do curso utilizam sim o vídeo como ferramenta didática.

Terminadas a análise das respostas de todos os alunos da turma, os autores deste artigo conseguiram responder aos questionamentos que davam norte ao trabalho "PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE AS POTENCIALIDADES DOS FILMES E VÍDEOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM DOIS CURSOS DE LICENCIATURA".  Em resposta à pergunta número 1 os autores concluíram que sim, o uso de vídeos digitais e filmes na educação superior facilita o processo de aprendizagem dos alunos, afinal de contas todas as avaliações escritas tiveram notas acima da média.  Com relação à pergunta 2, a resposta também foi sim. Segundo os autores, observou-se que os alunos puderam desenvolver melhor a habilidade de observação de temas transversais, bem como, cenas e detalhes. Os alunos ficaram mais atentos e concentrados. Ainda, segundo os autores, os alunos acham o modo de aprender com vídeo mais divertido que a forma tradicional.

No vídeo abaixo é feita a análise basicamente igual ao que foi escrito nesta postagem.



Comentários

  1. Muito bom, Ramon. Nas próximas oportunidades, tente soltar mais um pouco a voz :)

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